Histórias

Quem nunca deu um fora antes? Falou na hora errada? Fez uma pergunta irrespondível? Aqui temos uma coletânea de histórias engraçadas contadas por professores, músicos e profissionais da área ,que “juram” que foram testemunhas oculares e atestam que todos as histórias relatadas são verídicas, condição exigida para que as mesmas possam ser incluídas aqui. Não é o objetivo agredir ninguém, inclusive porque algumas das perguntas mais estranhas foram feitas pelos próprios professores e músicos, que confessaram até baixando o tom da voz, meio envergonhados (eu rsrs)… … aliás todos fomos alunos um dia e no passado aprendemos com alguém … o mais importante é aprender a rir, (até nesses momentos!) e principalmente não ter receio de rir de nós mesmos!

Codinome dos Colaboradores:

Zé Curau, Pedro Jica ,Zé Careca , Fidel , Zé do Galo , Norival , Abelha, Nordesxtinu , Glauber – O Horrível , Rabuska.

SE VOCÊ TIVER ALGUMA HISTÓRIA VERÍDICA PARA CONTAR ,ENVIE PARA MEU E-MAIL (COM SEU APELIDO) QUE TEREI PRAZER EM INCLUÍ-LA NESTA PÁGINA.

 

Na loja

(pedidos estranhos…)

Uma pessoa chega para o vendedor e pede:

– Eu queria comprar um  marcapasso  para estudar ritmo.  (metrônomo)

– Eu queria comprar um  diasepan  para afinar mais rápido o meu violão.  (diapasão)

– Você tem cordas de guitarra para canhoto ? (cordas para canhoto ???)

-Você tem catalisador para violão.  (captador…)

-Você tem guitarra solo ?

– Eu queria comprar um  violão ,mas aquele que faz “bend” , igual do Pink Floyd…(??!!)

– Eu comprei esse pedal aqui, mas está com defeito, ele só faz ” uá ” !(era um pedal “wha wha”… )

-Você tem o pedal  turbo  ovérnight  ?  (turbo overdrive)

 

Pai e filho na loja:

– Meu filho quer um pedal para rock bem pesado!

Vendedor coloca dois modelos no balcão, explica e diz os preços.

– Posso dar uma olhada ? – diz o pai

Então pega os pedais, um em cada mão, comparando o peso e decide pelo filho:

– Este aqui é melhor , que é mais pesado !

-Você tem palheta para canhoto?

 

Guitarristas

O aluno pergunta:

– Professor, o amplificador mesabóing é bom mesmo ? (mesaboogie)

– Professor, onde vende este pedal  zacacana ? (dê uma olhada no logo do pedal “zoom” e veja a triste semelhança)

– Professor , acho que minha guitarra  tá  rastejando… ( trastejando )

– Professor , ainda não achei o manômetro ,onde encontro? (metrônomo)

– Professor, eu tenho uma guitarra  sete ender ! (veja o logo da fender…)

– Professor, eu tenho uma  guitarra   zender !

 

Agora as variações …

– Professor eu tenho uma fender stratocatzo.(stratocaster)

– Professor eu tenho uma fender estratocasterson….

– Professor eu tenho uma fender esferográfica….

– Professor eu tenho uma guitarra tender…

Efeitos

– Eu gosto daquele pedal chiuaua ! (wha wha)

– Eu prefiro o distorssor ! (distorcedor)

Diversos:

– A melhor guitarra ,com certeza é a Gilson Let’s Go . (Gibson Les Paul)

– Aquela banda Ivan Harley tem uns solos muito difíceis….  (Van Halen)

 

Perguntas Difíceis 

– Professor, qual é o melhor, o piano de rabo ou o sem rabo ? (piano de cauda)

-Professor , meu piano tem 2 teclas pretas faltando , porque tem que ser 7 brancas e 7 pretas, não é mesmo?

-Professor, onde compro o pedal  alongador ? (pedal sustain)

 

Professor pergunta ao aluno:

– Então, deu pra estudar?

Resposta:

– Dei.

 

Conversa por telefone:

– Então…, comprei um piano elétrico Rhodes, mas não estou achando onde ligo a tomada ! Como é que faço para ligar ,ele é elétrico ,não é(?) , ou será que…..?

 

Dois músicos conversando:

-Eu não consigo entender essa “parada” de  ligação de fios , ‘in’ , ‘out’ , que confusão!

-Não cara, é simples!Você precisa entender o que significa ‘in’ e ‘out’: ‘in’ é de instrumento e ‘out’ é de outiofalante!

 

Técnico de piano reclamando:

– Fui afinar o piano, e quando cheguei, as cravelhas estavam todas soldadas no metal … o dono  ,que era funileiro, tinha soldado para não desafinar mais, e  não precisar gastar dinheiro com afinador …

 

Revisão

Após alguns meses de aula de bateria, na tentativa de ensinar as figuras musicais, o professor começa a aula,fazendo a quarta revisão do ano. Desenha uma mínima no quadro e escreve ao lado a primeira coisa que vem a sua cabeça: krakatoa , para testar a reação do aluno.Então vai se aproximando do aluno para ver se ele vai copiar o que foi escrito ou vai perguntar que coisa estranha é esta. Infelizmente o aluno começa a copiar…

– O que você está fazendo ?!- pergunta o professor, já alterado -Não é nada disso,pelo amor de Deus!!

 

Professor falando para aluno com muita dificuldade em teoria, depois de meses de tentativas de ensinar leitura.

– Tudo bem, vamos fazer mais uma revisão. O que é isto?

E desenha no quadro uma semibreve. O aluno responde após cerca de 15 segundos:

– Um zero ? (!!!!!)

 

Aluno iniciante de violão reclamando com o professor na 2ª aula:

– Professor, estes acordes que o senhor ensinou não estão certos, não funcionam!

– Como não funcionam?!

– Não funcionam, todos tem o mesmo som ! Quer ver?

Então o aluno com muita dificuldade coloca os dedos nas cordas na posição do acorde D e então toca com a mão direita as cordas e ao mesmo tempo solta totalmente a mão esquerda. Depois toca o acorde G e repete a façanha, e com outros acordes idem ….

 

Professor de violão tentando ensinar leitura no pentagrama para uma aluna com muita dificuldade.

Depois de 3 meses de diversas tentativas, no final de mais uma explicação , a aluna  exclama :

– Agora entendi professor , finalmente! Só tenho uma dúvida.

O professor pergunta , receoso:” – Qual a dúvida? ”

– A nota na linha eu entendi , é só apertar o dedo na corda com a mão esquerda e tocar com a mão direita  , mas e a nota no espaço ? Eu devo colocar o dedo da mão esquerda  entre as cordas, apertando apenas o espaço entre as cordas? (!!!!!)

 

Uma pessoa fazendo teste para entrar na escola de música ,tem que escrever os nomes das notas na pauta. O professor pergunta: – Você já sabe os nomes das notas na pauta?

– Sim , responde o aluno , isso eu já sei…, é fácil!

– Então escreva  os nomes destas notas,clave de sol , aqui no pentagrama nesta folha.

Então o futuro aluno vai escrevendo , na nota “do” – caixa.., no “sol” – prato…,no “fá” – bumbo…etc

 

Numa audição para alunos de 6 e 7 anos de idade, onde estavam sendo apresentadas a seção das cordas, após o violino e viola tocarem, entrou o contrabaixo acústico no palco  e mesmo antes de tocar, um menininho na 1ª fila tampou os dois ouvidos e fez uma careta , demonstrando sua apreensão pelo volume de som do instrumento, já que é tão grande deve fazer muito barulho…..

 

Conversa no pastel da feira perto da escola:

– Então você dá aula nessa escola?

– É, dou aula de bateria!

– Meu amigo é que precisava dar aula aí. Ele roda as tareta (baquetas) e solta no coro (pele) que é uma beleeeza!!!

 

Um cantor famoso numa passagem de som …

– Posso testar a voz no microfone ?

– Claro ! – responde o técnico

Então ele canta a escala maior ascendente:

– Dó  Ré  Mi  Fá  Sol Lá  Si   Dóóó …

E também a escala descendente (!)

– Dóóó  Ré  Mi  Fá  Sol  Lá  Si  Dóóóó …

 

Um aluno com dificuldade para entender compassos impares chega num empasse:

-Professor , eu não tô ententendo , ouve a  minha contagem,não dá certo!

– 4/4 : um dois três quatro

– 5/4 : um dois três quatro cin-co

– 6/4 :  um dois três quatro cinco seis

– 7/4:  um dois três quatro cinco seis se-te

 

Durante a mixagem, após terminar uma música, o técnico pergunta:

– Então, o que achou ?

Após pensar um pouco o cliente responde:

– É, acho que a impedância das congas está um pouco forte … (!??)

Em outro estúdio o cliente sugere:

– Eu queria uma equalização mais fretless , ou melhor , desculpa….fletless , né?  (flat)

 

Na aula de baixo elétrico , aluno dispara:

-Eu gosto muito de Varquim – e começa a tocar alguma coisa incompreensível

-Quem ? Pergunta o professor

– Varquim Bess ,  Varquim…..

Após alguns minutos o professor percebe que “Varquim ” não era uma pessoa , uma banda ou um estilo musical ultra moderno , mas a técnica de jazz  “walkin’ bass” …..

 

Um baixista ,se gabando para o amigo , diz:

– Agora eu finalmente vô troca de baixo ,guardei uma boa grana…. tô procurano um Fender Prestígio! (Fender Precision…)

 

Professor de baixo elétrico confessa:

”Destes 3 alunos eu desisti ,após tentar em vão ,após 2 meses de aula ”

Primeiro:

– No exercício para mão esquerda 1234 e 4321, várias vezes ele segurava todos os dedos, as vezes levantando um dedo de cada vez, e outras vezes segurando  o 4 e soltando o 1, 2 e 3 ….(!!!)

Segundo:

– Durante 2 meses, 8 aulas, ele sempre tocava uma nota na mão esquerda apertando a corda ,porém outra corda solta na mão direita.

Terceiro:

– Em todas as aulas, o esforço para tocar era agonizante, e apesar de meus esforços para corrigir a postura, o baixo lentamente ia caindo para o lado direito, a mão esquerda ficava na altura da barriga e o baixo invariavelmente quase caía no chão, prensando o braço do aluno contra a perna, e nesse momento ele soltava um gemido de dor, acompanhado de uma expressão facial com o rosto todo contorcido.

 

Ainda na  aula de baixo…

-Professor  eu  quero aprender  baixo-base.

 

Prova de percepção auditiva:

– Toque escala de Eb maior e cante as notas.

– Posso pegar a guitarra ?

– Pode !

Então o aluno pegou a guitarra e cantou ,na escala:

– Teu teu teu teu teu teu teu teu!

 

Na prova o professor pede ao aluno:

– Cante o intervalo F# para E.

Então o aluno canta ,entoando qualquer nota …

– FA – SUS – TE – NI – DO – MIII!

 

Aluno fazendo teste para aula de canto , em determinado momento o professor pede:

-Bem , cante pra mim à capela  mesmo , para eu ver como é a sua voz , afinação , etc..

-Mas eu não sou gospel , não conheço nada deste estilo…,será que não poderia cantar outra coisa …?

 

Aluno prestando vestibular, com visual roqueiro, pega a partitura na prova prática e fica pensando, pensando ……Após mais ou menos dois minutos .. dispara:

– Ééé …, existe um papo aí que dá pra fazer música com estas bolinhas aí …

 

Estas são “singelas “….

-Professor , o que é recorde de sol ?  (acorde de sol )

-Professor , esta é a colheita ? ( colcheia )

-Professor , como eu ajusto o termômetro no meu computador para gravar no tempo ?

-Professor ,onde eu encontro o cronômetro , em que loja eu acho?
(metrônomo)

 

Uma criança está ouvindo ópera(!!?)… , quando um adulto se aproxima e diz:

-Puxa , que música bonita tocando no rádio…..e eu nem gosto de ópera , mas esta é muito bonita mesmo!!! Que música é esta e quem está cantando ?

A criança então responde:

-A música eu não sei , mas a cantora é uma tal de Madame Butterfly… (Madame Butterfly é a ópera de Puccini)

 

Levando equipamentos para arrumar

– Queria colocar um distorcedor na minha guitarra. ( será a alavanca ? )

– Queria uma guitarra com sulavanco para solo. ( alavanca…)

-Gostaria  de  encomendar  cordas com  banho  de  oxidação.

– Esta regulagem ficou com os bend alucinante ! ( bend regula ??? )

– Minha guitarra tá rastejando… ( trastejando )

– Minha guitarra tá com problema nos arrochadô… (tarrachas!!)

– Minha guitarra estava desafinando muito, então eu resolvi afinar bem certinho e colar as tarrachas com superbonder, mas não ficou muito bom…. Será que você pode resolver isso ?

– Eu queria trocar as cordas da guitarra, mas agora eu quero cordas mono, porque a stereo é muito brilhante.

 

– Pois não? pergunta o técnico

– Comprei esta guitarra elétrica, mas ela veio sem cabo para ligar. Voltei a loja e pedi um cabo para guitarra, mas quando cheguei em casa, percebi que o cabo veio errado pois não conseguia ligar na tomada. Então cortei o cabo e coloquei uma tomada na ponta, já que a outra encaixava perfeitamente na guitarra. Mas quando liguei na tomada, tomei um choque terrível, e o fio e algumas peças da guitarra derreteram e saiu muita fumaça … será que fiz alguma coisa errada ?(!!!!)

 

– Pois não ?pergunta o técnico

– Sou aluno novo de guitarra e meu professor pediu para trazer a guitarra para regular as cordas.

– Claro, é só trazer depois,  que regulamos aqui, na hora mesmo.

– Será que pode ser agora, eu aproveitei e já trouxe , aqui esta.

E então o rapaz tira do bolso da calça um emaranhado de cordas e coloca sobre o balcão para  ”regular as cordas”.