Quem nunca deu um fora antes? Falou na hora errada? Fez uma pergunta irrespondível? Aqui temos uma coletânea de histórias engraçadas contadas por professores, músicos e profissionais da área ,que “juram” que foram testemunhas oculares e atestam que todos as histórias relatadas são verídicas, condição exigida para que as mesmas possam ser incluídas aqui. Não é o objetivo agredir ninguém, inclusive porque algumas das perguntas mais estranhas foram feitas pelos próprios professores e músicos, que confessaram até baixando o tom da voz, meio envergonhados (eu rsrs)… … aliás todos fomos alunos um dia e no passado aprendemos com alguém … o mais importante é aprender a rir, (até nesses momentos!) e principalmente não ter receio de rir de nós mesmos!
Codinome dos Colaboradores:
Zé Curau, Pedro Jica ,Zé Careca , Fidel , Zé do Galo , Norival , Abelha, Nordesxtinu , Glauber – O Horrível , Rabuska.
SE VOCÊ TIVER ALGUMA HISTÓRIA VERÍDICA PARA CONTAR ,ENVIE PARA MEU E-MAIL (COM SEU APELIDO) QUE TEREI PRAZER EM INCLUÍ-LA NESTA PÁGINA.
Na loja
(pedidos estranhos…)
Uma pessoa chega para o vendedor e pede:
– Eu queria comprar um marcapasso para estudar ritmo. (metrônomo)
– Eu queria comprar um diasepan para afinar mais rápido o meu violão. (diapasão)
– Você tem cordas de guitarra para canhoto ? (cordas para canhoto ???)
-Você tem catalisador para violão. (captador…)
-Você tem guitarra solo ?
– Eu queria comprar um violão ,mas aquele que faz “bend” , igual do Pink Floyd…(??!!)
– Eu comprei esse pedal aqui, mas está com defeito, ele só faz ” uá ” !(era um pedal “wha wha”… )
-Você tem o pedal turbo ovérnight ? (turbo overdrive)
Pai e filho na loja:
– Meu filho quer um pedal para rock bem pesado!
Vendedor coloca dois modelos no balcão, explica e diz os preços.
– Posso dar uma olhada ? – diz o pai
Então pega os pedais, um em cada mão, comparando o peso e decide pelo filho:
– Este aqui é melhor , que é mais pesado !
-Você tem palheta para canhoto?
Guitarristas
O aluno pergunta:
– Professor, o amplificador mesabóing é bom mesmo ? (mesaboogie)
– Professor, onde vende este pedal zacacana ? (dê uma olhada no logo do pedal “zoom” e veja a triste semelhança)
– Professor , acho que minha guitarra tá rastejando… ( trastejando )
– Professor , ainda não achei o manômetro ,onde encontro? (metrônomo)
– Professor, eu tenho uma guitarra sete ender ! (veja o logo da fender…)
– Professor, eu tenho uma guitarra zender !
Agora as variações …
– Professor eu tenho uma fender stratocatzo.(stratocaster)
– Professor eu tenho uma fender estratocasterson….
– Professor eu tenho uma fender esferográfica….
– Professor eu tenho uma guitarra tender…
Efeitos
– Eu gosto daquele pedal chiuaua ! (wha wha)
– Eu prefiro o distorssor ! (distorcedor)
Diversos:
– A melhor guitarra ,com certeza é a Gilson Let’s Go . (Gibson Les Paul)
– Aquela banda Ivan Harley tem uns solos muito difíceis…. (Van Halen)
Perguntas Difíceis
– Professor, qual é o melhor, o piano de rabo ou o sem rabo ? (piano de cauda)
-Professor , meu piano tem 2 teclas pretas faltando , porque tem que ser 7 brancas e 7 pretas, não é mesmo?
-Professor, onde compro o pedal alongador ? (pedal sustain)
Professor pergunta ao aluno:
– Então, deu pra estudar?
Resposta:
– Dei.
Conversa por telefone:
– Então…, comprei um piano elétrico Rhodes, mas não estou achando onde ligo a tomada ! Como é que faço para ligar ,ele é elétrico ,não é(?) , ou será que…..?
Dois músicos conversando:
-Eu não consigo entender essa “parada” de ligação de fios , ‘in’ , ‘out’ , que confusão!
-Não cara, é simples!Você precisa entender o que significa ‘in’ e ‘out’: ‘in’ é de instrumento e ‘out’ é de outiofalante!
Técnico de piano reclamando:
– Fui afinar o piano, e quando cheguei, as cravelhas estavam todas soldadas no metal … o dono ,que era funileiro, tinha soldado para não desafinar mais, e não precisar gastar dinheiro com afinador …
Revisão
Após alguns meses de aula de bateria, na tentativa de ensinar as figuras musicais, o professor começa a aula,fazendo a quarta revisão do ano. Desenha uma mínima no quadro e escreve ao lado a primeira coisa que vem a sua cabeça: krakatoa , para testar a reação do aluno.Então vai se aproximando do aluno para ver se ele vai copiar o que foi escrito ou vai perguntar que coisa estranha é esta. Infelizmente o aluno começa a copiar…
– O que você está fazendo ?!- pergunta o professor, já alterado -Não é nada disso,pelo amor de Deus!!
Professor falando para aluno com muita dificuldade em teoria, depois de meses de tentativas de ensinar leitura.
– Tudo bem, vamos fazer mais uma revisão. O que é isto?
E desenha no quadro uma semibreve. O aluno responde após cerca de 15 segundos:
– Um zero ? (!!!!!)
Aluno iniciante de violão reclamando com o professor na 2ª aula:
– Professor, estes acordes que o senhor ensinou não estão certos, não funcionam!
– Como não funcionam?!
– Não funcionam, todos tem o mesmo som ! Quer ver?
Então o aluno com muita dificuldade coloca os dedos nas cordas na posição do acorde D e então toca com a mão direita as cordas e ao mesmo tempo solta totalmente a mão esquerda. Depois toca o acorde G e repete a façanha, e com outros acordes idem ….
Professor de violão tentando ensinar leitura no pentagrama para uma aluna com muita dificuldade.
Depois de 3 meses de diversas tentativas, no final de mais uma explicação , a aluna exclama :
– Agora entendi professor , finalmente! Só tenho uma dúvida.
O professor pergunta , receoso:” – Qual a dúvida? ”
– A nota na linha eu entendi , é só apertar o dedo na corda com a mão esquerda e tocar com a mão direita , mas e a nota no espaço ? Eu devo colocar o dedo da mão esquerda entre as cordas, apertando apenas o espaço entre as cordas? (!!!!!)
Uma pessoa fazendo teste para entrar na escola de música ,tem que escrever os nomes das notas na pauta. O professor pergunta: – Você já sabe os nomes das notas na pauta?
– Sim , responde o aluno , isso eu já sei…, é fácil!
– Então escreva os nomes destas notas,clave de sol , aqui no pentagrama nesta folha.
Então o futuro aluno vai escrevendo , na nota “do” – caixa.., no “sol” – prato…,no “fá” – bumbo…etc
Numa audição para alunos de 6 e 7 anos de idade, onde estavam sendo apresentadas a seção das cordas, após o violino e viola tocarem, entrou o contrabaixo acústico no palco e mesmo antes de tocar, um menininho na 1ª fila tampou os dois ouvidos e fez uma careta , demonstrando sua apreensão pelo volume de som do instrumento, já que é tão grande deve fazer muito barulho…..
Conversa no pastel da feira perto da escola:
– Então você dá aula nessa escola?
– É, dou aula de bateria!
– Meu amigo é que precisava dar aula aí. Ele roda as tareta (baquetas) e solta no coro (pele) que é uma beleeeza!!!
Um cantor famoso numa passagem de som …
– Posso testar a voz no microfone ?
– Claro ! – responde o técnico
Então ele canta a escala maior ascendente:
– Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dóóó …
E também a escala descendente (!)
– Dóóó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dóóóó …
Um aluno com dificuldade para entender compassos impares chega num empasse:
-Professor , eu não tô ententendo , ouve a minha contagem,não dá certo!
– 4/4 : um dois três quatro
– 5/4 : um dois três quatro cin-co
– 6/4 : um dois três quatro cinco seis
– 7/4: um dois três quatro cinco seis se-te
Durante a mixagem, após terminar uma música, o técnico pergunta:
– Então, o que achou ?
Após pensar um pouco o cliente responde:
– É, acho que a impedância das congas está um pouco forte … (!??)
Em outro estúdio o cliente sugere:
– Eu queria uma equalização mais fretless , ou melhor , desculpa….fletless , né? (flat)
Na aula de baixo elétrico , aluno dispara:
-Eu gosto muito de Varquim – e começa a tocar alguma coisa incompreensível
-Quem ? Pergunta o professor
– Varquim Bess , Varquim…..
Após alguns minutos o professor percebe que “Varquim ” não era uma pessoa , uma banda ou um estilo musical ultra moderno , mas a técnica de jazz “walkin’ bass” …..
Um baixista ,se gabando para o amigo , diz:
– Agora eu finalmente vô troca de baixo ,guardei uma boa grana…. tô procurano um Fender Prestígio! (Fender Precision…)
Professor de baixo elétrico confessa:
”Destes 3 alunos eu desisti ,após tentar em vão ,após 2 meses de aula ”
Primeiro:
– No exercício para mão esquerda 1234 e 4321, várias vezes ele segurava todos os dedos, as vezes levantando um dedo de cada vez, e outras vezes segurando o 4 e soltando o 1, 2 e 3 ….(!!!)
Segundo:
– Durante 2 meses, 8 aulas, ele sempre tocava uma nota na mão esquerda apertando a corda ,porém outra corda solta na mão direita.
Terceiro:
– Em todas as aulas, o esforço para tocar era agonizante, e apesar de meus esforços para corrigir a postura, o baixo lentamente ia caindo para o lado direito, a mão esquerda ficava na altura da barriga e o baixo invariavelmente quase caía no chão, prensando o braço do aluno contra a perna, e nesse momento ele soltava um gemido de dor, acompanhado de uma expressão facial com o rosto todo contorcido.
Ainda na aula de baixo…
-Professor eu quero aprender baixo-base.
Prova de percepção auditiva:
– Toque escala de Eb maior e cante as notas.
– Posso pegar a guitarra ?
– Pode !
Então o aluno pegou a guitarra e cantou ,na escala:
– Teu teu teu teu teu teu teu teu!
Na prova o professor pede ao aluno:
– Cante o intervalo F# para E.
Então o aluno canta ,entoando qualquer nota …
– FA – SUS – TE – NI – DO – MIII!
Aluno fazendo teste para aula de canto , em determinado momento o professor pede:
-Bem , cante pra mim à capela mesmo , para eu ver como é a sua voz , afinação , etc..
-Mas eu não sou gospel , não conheço nada deste estilo…,será que não poderia cantar outra coisa …?
Aluno prestando vestibular, com visual roqueiro, pega a partitura na prova prática e fica pensando, pensando ……Após mais ou menos dois minutos .. dispara:
– Ééé …, existe um papo aí que dá pra fazer música com estas bolinhas aí …
Estas são “singelas “….
-Professor , o que é recorde de sol ? (acorde de sol )
-Professor , esta é a colheita ? ( colcheia )
-Professor , como eu ajusto o termômetro no meu computador para gravar no tempo ?
-Professor ,onde eu encontro o cronômetro , em que loja eu acho?
(metrônomo)
Uma criança está ouvindo ópera(!!?)… , quando um adulto se aproxima e diz:
-Puxa , que música bonita tocando no rádio…..e eu nem gosto de ópera , mas esta é muito bonita mesmo!!! Que música é esta e quem está cantando ?
A criança então responde:
-A música eu não sei , mas a cantora é uma tal de Madame Butterfly… (Madame Butterfly é a ópera de Puccini)
Levando equipamentos para arrumar
– Queria colocar um distorcedor na minha guitarra. ( será a alavanca ? )
– Queria uma guitarra com sulavanco para solo. ( alavanca…)
-Gostaria de encomendar cordas com banho de oxidação.
– Esta regulagem ficou com os bend alucinante ! ( bend regula ??? )
– Minha guitarra tá rastejando… ( trastejando )
– Minha guitarra tá com problema nos arrochadô… (tarrachas!!)
– Minha guitarra estava desafinando muito, então eu resolvi afinar bem certinho e colar as tarrachas com superbonder, mas não ficou muito bom…. Será que você pode resolver isso ?
– Eu queria trocar as cordas da guitarra, mas agora eu quero cordas mono, porque a stereo é muito brilhante.
– Pois não? pergunta o técnico
– Comprei esta guitarra elétrica, mas ela veio sem cabo para ligar. Voltei a loja e pedi um cabo para guitarra, mas quando cheguei em casa, percebi que o cabo veio errado pois não conseguia ligar na tomada. Então cortei o cabo e coloquei uma tomada na ponta, já que a outra encaixava perfeitamente na guitarra. Mas quando liguei na tomada, tomei um choque terrível, e o fio e algumas peças da guitarra derreteram e saiu muita fumaça … será que fiz alguma coisa errada ?(!!!!)
– Pois não ?pergunta o técnico
– Sou aluno novo de guitarra e meu professor pediu para trazer a guitarra para regular as cordas.
– Claro, é só trazer depois, que regulamos aqui, na hora mesmo.
– Será que pode ser agora, eu aproveitei e já trouxe , aqui esta.
E então o rapaz tira do bolso da calça um emaranhado de cordas e coloca sobre o balcão para ”regular as cordas”.