CafeMusic Músico | Professor | CD's à venda | Fotos | Dicas e Videos| Banco de partituras e MIDI's
Aulas pela Internet | links | Perguntas mais Frequentes(FAQ)histórias engraçadas | Página Inicial

Perguntas e Respostas Mais Frequentes(FAQ)

1. Qual a duração dos cursos que voce ensina ? Tem um tempo pré determinado para cada um?

Depende de cada caso. Para uma pessoa que nunca estudou piano ou teclado, e que tenha dificuldades normais, estudando cerca de 30 minutos diariamente , ou então pelo menos 3 vezes por semana, depois de 6 meses já estará lendo partituras básicas com melodia e cifra, tirando músicas simples de ouvido, e tocando vários estilos. Na verdade, tudo vai depender do esforço de cada um, até onde se pretende chegar.

2. Existe diferença do piano para o teclado?

Existem diferenças e similaridades. O teclado e o piano tem a mesma disposição de teclas brancas e pretas, porém o peso e ação são diferentes: o piano é mecânico, a tecla aciona um martelo que percurte a corda, e no teclado, uma tecla de plástico aciona um contato elétrico. Além disso, o teclado normalmente tem vários sons de outros instrumentos, pode ser ligado num amplificador com facilidade, não desafina, é portátil, pode ser ligado no computador e tocar arquivos MIDI. O piano é melhor para o estudo, pois técnicamente evoluímos mais e melhor no piano, além do som ser muito superior ao som de piano do teclado.

3. O que é um bom aluno?

Um bom aluno é aquele que se distancia do ponto de partida. Cada qual dentro do seu limite. Um bom aluno é aquele que consegue criar e manter uma rotina de estudo, mesmo que seja por algum tempo. Tempo este suficiente para vencer cada obstáculo que se apresenta diante dele. Um bom aluno é aquele que sabe que não existe mágica e nem milagre no processo de aprendizagem de um instrumento. Um bom aluno é aquele que não pega atalhos para fugir das dificuldades quando elas aparecem. Um bom aluno é paciente. Um bom aluno é aquele que não se atrasa. Um bom aluno é aquele que confia no seu professor.

4. O que é um bom professor?

Um bom professor é aquele que não sonega informação,"não esconde o ouro".
Um bom professor é aquele que não menospreza o progresso do aluno, mesmo quando este pareça pequeno.
Um bom professor é aquele que sabe dosar os obstáculos para não desanimar o aluno.
Um bom professor é aquele que não vende "milagres " e "fórmulas mágicas" como se fossem aula, dando a falsa impressão de aprendizado.
Um bom professor é paciente. Um bom professor não chega atrasado e não dá a melhor aula no dia do pagamento.
Para entender melhor um bom professor vejamos o contrário:
Um mau professor é aquele que ensina atalhos por não ter paciência de esperar o aluno entender - praticar - assimilar.
Um mau professor é aquele que tem medo de perder o aluno, e por isso simplifica e idiotiza o aprendizado de um instrumento a apenas "tocar músicas" e criar repertório.
Um mau professor é aquele que tem medo de ser superado pelo aluno, e por isso, diminue o rítmo, segura informação, não dá o "pulo-do-gato" e se rescente quando descobre que o aluno tem outro(s) professor(es).


5.Por que, mesmo estudando estes exercícios "chatos" de técnica, não tenho conseguido evoluir em agilidade?

É normal associarmos o estudo da técnica a movimentos repetitivos e constantes dos dedos, transferindo para estes toda a responsabilidade pelo domínio ou não da técnica, quando na verdade o maior responsável pela técnica é o cérebro e não os dedos. Os dedos estão no final do processo ,ou seja, a última coisa que acontece antes do som é o dedo, neste processo onde voce decide tocar uma nota e efetivamente a toca. Por isso é que quando estudamos técnica ,devemos estudar de tal forma onde inicialmente a prioridade é o cérebro e o controle dos dedos e não exercícios de "aeróbica" para os dedos.




Emilio Mendonça emiliomend@hotmail.com